Servidores ativos e inativos têm até quinta para fazer censo e evitar suspensão dos vencimentos

Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório
#PraCegoVer: Logotipo do Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021 com desenho de dois homes e mulher, de 1° de julho a 30 de setembro, com o slogan: “Servidor, chegou a hora de atualizar seus dados!” (Arte:PMC)

O prazo para servidores efetivos ativos da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Câmara de Caraguatatuba e Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), bem como aposentados e pensionistas atualizar seus dados no Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021, encerra nesta quinta-feira (30/09), no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, por meio de cadastro de login e senha.

Os mais de 4,8 mil segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) devem fazer o censo para não ter os salários e os benefícios suspensos, conforme o Decreto nº 1.462/2021.  Contando com ampla divulgação e com 90 dias de duração, desde 1º de julho, 4.276 segurados realizaram o Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021. O balanço equivale a cerca de 90% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas contemplados pelo RPPS.

Ao acessar a plataforma, os participantes devem confirmar seus dados previdenciários em link específico que corresponde à Etapa 1. Em seguida, na Etapa 2, somente os servidores públicos efetivos da ativa preenchem os campos com suas informações de formação em link específico. Para facilitar, o CaraguaPrev disponibilizou dois manuais digitais com os documentos necessários e o “passo a passo” dos preenchimentos.

A atualização do banco de dados funcional e previdenciário é uma exigência das Leis Complementares nº 25/2007 (Estatuto dos Servidores) e nº 59/2015 (Reorganização do CaraguaPrev), além de ser uma obrigação prevista no artigo 3º da Lei nº 10.887, de 18 de junho de 2004 (aplicação da EC nº 41/2003). O dispositivo prevê que a União, Estados, Distrito Federal e os Municípios instituirão um sistema integrado de dados relativos às remunerações, proventos e pensões pagos aos seus respectivos servidores e militares, ativos e inativos, bem como pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social.   As informações serão remetidas à da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia.

O CaraguaPrev fica na Avenida Prestes Maia, 302, no Centro. Mais informações pelo WhatsApp (12) 3883-3480, telefone (12) 3883-3252, e-mail censo2021@caraguaprev.sp.gov.br e pelo site www.caraguaprev.sp.gov.br.  O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.