Relatório de Governança Corporativa, resultados da Política de Investimentos e avaliação atuarial do CaraguaPrev são temas de audiência on-line
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) realiza uma audiência pública on-line na próxima quarta-feira (11/10), às 18h, em seu canal no YouTube.
Durante a audiência virtual serão apresentados os seguintes temas: manutenção da certificação do CaraguaPrev no programa Pró-Gestão – RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) Secretaria Especial de Previdência (SPREV) do Ministério da Previdência, Relatório de Governança Corporativa 2022 e primeiro semestre 2023, resultados da Política de Investimentos e o Relatório de Avaliação Atuarial.
O CaraguaPrev conquistou a certificação Pró-Gestão RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) Nível I da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia em junho de 2021. O Instituto de Certificação de Qualidade (ICQ) Brasil atestou que o CaraguaPrev atingiu 98% (mínimo era 70%) das ações nas dimensões Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.
O relatório de Governança Corporativa é uma forma de prestação de contas ao Conselho Deliberativo e à sociedade, e reforça o compromisso do CaraguaPrev com seus segurados e a população em geral. A governança corporativa diz respeito ao conjunto de processos, políticas e normas aplicadas a uma organização com o objetivo de consolidar boas práticas de gestão e garantir a proteção dos interesses de todos aqueles que se relacionam com o instituto, interna e externamente, aumentando a confiança de seus investidores e apoiadores. Alguns princípios fundamentais ligados à governança corporativa são a transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade.
A Política de Investimentos tem como pano de fundo o conceito de equilíbrio e perenidade dos planos de benefícios. É um dos processos estratégicos do instituto, pois a adequada administração dos ativos com base em parâmetros de rentabilidade e visa à manutenção do equilíbrio financeiro, atuarial e os limites de diversificação de aplicação dos recursos e concentração da verba, previstas na Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 3.922/2010.
A avaliação atuarial é o estudo técnico desenvolvido com base nas características biométricas (probabilidade de vida, morte e invalidez), demográficas e econômicas da população analisada, com o objetivo principal de estabelecer os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios dos segurados.